O sistema Defesa Civil Alerta, utilizado para enviar avisos de emergência à população, foi retirado do ar na madrugada deste sábado (20) após sofrer um ataque cibernético que resultou no envio de alertas falsos para milhões de brasileiros.
As notificações, acompanhadas de um forte alerta sonoro, foram recebidas por moradores de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul. Algumas mensagens continham apenas a palavra "misantropia", enquanto outras faziam referência a um suposto "ataque alienígena", gerando preocupação entre os usuários.
Plataforma foi suspensa por segurança
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável pelo sistema, a plataforma foi retirada do ar por volta de 1h30 para impedir novos disparos indevidos. O governo informou que a invasão foi realizada por alguém sem autorização de acesso ao sistema e que as credenciais estão sendo substituídas antes da retomada das operações.
Polícia Federal investiga o caso
A Polícia Federal foi acionada para apurar a origem do ataque e identificar os responsáveis pela invasão. A investigação busca esclarecer como o sistema foi comprometido e quais medidas serão adotadas para reforçar a segurança da plataforma.
Enquanto isso, o governo reforçou que não havia qualquer situação real de emergência relacionada às mensagens enviadas e orientou a população a desconsiderar os alertas falsos. A Anatel também afirmou que não há motivo para preocupação e que o episódio está sendo tratado pelas autoridades competentes.
Portal Feras
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se